segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Escutas, jornalismo e políticas

Joaquim Fidalgo em "Jornalismo e Comunicação":
Dúvidas no ‘caso das escutas’
O “caso das escutas”, para além das sérias implicações políticas que obviamente tem (mas que não são chamadas a este espaço), suscita um conjunto complexo de questões no plano jornalístico — seja ao nível das práticas profissionais, seja ao nível ético e deontológico. Entendo que é algo simplista reduzir a questão ao facto (grave) de o DN ter publicado correspondência privada entre jornalistas e denunciado uma fonte de informação do PÚBLICO. Há, para além desta, outras questões que merecem reflexão ética, pois talvez nos ajudem a entender melhor certos descaminhos da informação jornalística que têm contribuído para a sua crise de credibilidade. A este respeito, será útil ler o que tem sido publicado nos diversos jornais, incluindo aí, obrigatoriamente, as duas últimas crónicas do Provedor do Leitor do PÚBLICO.

No "Diário Digital":
PR/Escutas: «Equívoco» para tratar com «puxão de orelhas»
O comentador da RTP e ex-presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, qualificou, domingo à noite, o caso das escutas envolvendo o Presidente da República um «equívoco», que se resolve com um «puxão de orelhas». Até porque, defendeu, se fosse verdade, Cavaco Silva já teria tomado uma atitude.

Entrevista no DN a José Miguel Júdice
Media devem "pôr a nu estes métodos de fazer jornalismo"
Ex-bastonário da Ordem dos Advogados e cronista do Público, José Miguel Júdice considera "grave" a actuação de Fernando Lima e "lamentável" a aceitação da instrumentalização por parte do jornalista do Público.

Pres. do Sindicato dos Jornalistas ao DN:
"É dever dos jornalistas aprofundar esta investigação"
O presidente do Sindicato dos Jornalistas criticou o silêncio da Presidência da República nos desenvolvimentos do "caso das escutas" e defendeu que os jornalistas devem "aprofundar a investigação até ao limite das suas forças".

Ainda no DN:
Provedor do 'Público' exige "sinais claros e inequívocos" de isenção à direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário