quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os Nobel da luz na era da comunicação

Os Nobel da luz na era da comunicação
Academia sueca premiou três pioneiros da era da comunicação. De um lado, Charles Kao, que inventou a fibra óptica. Do outro, dois americanos que permitiram a captação de imagens digitais, mesmo a partir do espaço. Sem eles não haveria Internet, TV por cabo ou câmaras digitais. Os cabos de fibra óptica permitem dar 25 mil vezes a volta ao planeta.
No DN.

Os portugueses vão poder comprar um Kindle

Os portugueses vão poder comprar um Kindle
Portugal é um dos 100 países para onde a Amazon.com vai vender o Kindle, o aparelho para ler livros em formato electrónico que até agora só estava disponível nos Estados Unidos. Aparelho vai estar à venda a partir de dia 19.

Ler mais no "Público".

Optimismo nos jornalistas europeus

Sondagem
Jornalistas europeus optimistas
Um terço dos jornalistas europeus acha que o modelo clássico do seu meio vai desaparecer
Apesar do decréscimo nas tiragens, da maior carga horária de trabalho e da maior produção de conteúdos, uma sondagem revela que os jornalistas europeus estão satisfeitos com a sua profissão e as mudanças introduzidas pela transição para o formato digital.
A Sondagem 2009 sobre a Imprensa Digital Europeia, da rede de agências de comunicação Oriella PR Network, questionou 354 jornalistas na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Reino Unido e Suécia.
Um terço está convencido que o modelo clássico dos seus meios (papel, rádio ou TV) vai desaparecer e 10% já assistiu a isso, com a migração para a versão online. 9% afirmam que os seus meios usam o online só para arquivar a edição tradicional, mas quase metade confirma que a maior parte dos conteúdos online é original.
"O jornalista moderno não pode mais contentar-se com publicar o conteúdo online", refere o estudo, e "deve dominar as técnicas do blogue e reportagem em vídeo". 47% dos inquiridos disponibilizam esse tipo de reportagens e 46% têm um blogue, mas menos de um em cada 10 teve formação profissional do empregador.
Apesar disso, 84% mostram-se contentes com a evolução da profissão e apenas 25% prevêm uma redução futura no número de meios. O relatório está disponível em http://www.europeandigitaljournalism.com/.


Retirado do DN.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tec: e-books...

Toshiba vai lançar leitor de e-books em Portugal
A Toshiba prepara-se para lançar o primeiro leitor de livros electrónicos do mercado português em 2010, antecipando-se às principais concorrentes deste segmento - a Amazon.com e a Sony. Ainda sem nome ou preço definidos, a subsidiária portuguesa da Toshiba já começou a contactar os grandes grupos de media e conteúdos para desenhar o modelo de negócio sobre o qual assentará a venda de livros electrónicos.
No i.

Moura Guedes convidada a sair

Moura Guedes convidada a sair.
No "Correio da Manhã".

JMF out of "Público"

Director do PÚBLICO anuncia saída para 31 de Outubro:
No "Público", no JN e no "Correio da Manhã".

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Modelo de negócio a dar os primeiros passos...

Conteúdos cobrados defendidos já por 70 por cento dos media online britânicos
No "Público".

Jornalistas do “Washington Post” vão ter regras para o uso do Twitter. Também no No "Público".