quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Optimismo nos jornalistas europeus

Sondagem
Jornalistas europeus optimistas
Um terço dos jornalistas europeus acha que o modelo clássico do seu meio vai desaparecer
Apesar do decréscimo nas tiragens, da maior carga horária de trabalho e da maior produção de conteúdos, uma sondagem revela que os jornalistas europeus estão satisfeitos com a sua profissão e as mudanças introduzidas pela transição para o formato digital.
A Sondagem 2009 sobre a Imprensa Digital Europeia, da rede de agências de comunicação Oriella PR Network, questionou 354 jornalistas na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Reino Unido e Suécia.
Um terço está convencido que o modelo clássico dos seus meios (papel, rádio ou TV) vai desaparecer e 10% já assistiu a isso, com a migração para a versão online. 9% afirmam que os seus meios usam o online só para arquivar a edição tradicional, mas quase metade confirma que a maior parte dos conteúdos online é original.
"O jornalista moderno não pode mais contentar-se com publicar o conteúdo online", refere o estudo, e "deve dominar as técnicas do blogue e reportagem em vídeo". 47% dos inquiridos disponibilizam esse tipo de reportagens e 46% têm um blogue, mas menos de um em cada 10 teve formação profissional do empregador.
Apesar disso, 84% mostram-se contentes com a evolução da profissão e apenas 25% prevêm uma redução futura no número de meios. O relatório está disponível em http://www.europeandigitaljournalism.com/.


Retirado do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário