quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Publicidade online supera TV (Reino Unido)

Reino Unido: dinheiro gasto em publicidade online supera pela primeira vez o total gasto em televisão
No "Público".
E, já agora, publico o comentário (o único até esta postagem). A autoria é de Luis M Cordeiro:
Permitam-me comentar esta notícia com alguma satisfação! A publicidade online, tem estado refém dos interesses à volta da publicidade na televisão, que não possui instrumentos/métricas de análise de resultados fiáveis, e além disso implicam recursos elevadíssimos que, infelizmente só meia dúzia de agências podem suportar e só meia dúzia de grandes empresas podem pagar, "encravando" o dia-a-dia da publicidade no "mais do mesmo" - sem variedade, nem criatividade. Como resultado, a publicidade online, por ter falta de meios económicos tem vindo a empobrecer a sua forma de actuação para acções quase de "guerrilha" na forma como se expõe aos utilizadores - demasiada agressividade que até causa medo às pessoas clicarem num banner, por exemplo. E apesar do CRT das redes sociais ser 8%, é muito complicado um cliente aceitar um orçamento que vise um campanha sólida em qualquer meio. A publicidade digital vive das sobras da televisão, e ao contrário desta, permite, por exemplo, entrar em nichos de mercado altamente especializados, permite uma análise objectiva dos resultados (ROI) extremamente completa e com margens de erro mínimas.

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